VRF: O que é? Como funciona?

Ter um bom sistema de ar condicionado, para grandes espaços, é essencial para empresas, escolas, estabelecimentos comerciais, entre diversos outros locais de uso comum e que necessitam de uma temperatura agradável para que todas as pessoas que ali trabalham possam desenvolver suas atividades normalmente sem nenhum tipo de desconforto ligado a calor excessivo ou outros problemas com ventilação.

O VRF é um modelo de sistema de refrigeração para grandes espaços, distribuindo maquinário específico à refrigeração em diversos cômodos do ambiente, conhecido internacionalmente como “variable refrigerant flow”, que significa Vazão de Refrigerante Variável em tradução simples, levando no Brasil também a sigla VRV.

Iremos agora conhecer um pouco mais sobre o VRF, o que ele é de fato, como funciona, quais os benefícios de adota-lo como sistema de climatização da sua empresa, entre diversas outras informações essenciais acerca do assunto. Vamos lá!

O que é VRF (VRV)?
  O VRF é um sistema de ar condicionado do tipo multi split conhecido como vazão de refrigerante variável, que tem a capacidade de chegar até 64 máquinas interligadas a uma unidade externa, que transferem as propriedades técnicas do sistema de climatização de ar para as unidades internas, separadas individualmente em cada ambiente. Ele é um tipo de sistema de climatização considerado bastante versátil, flexível e moderno, possuindo a capacidade de expansão modular e ainda apresentando uma grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

Por meio do VRF ou VRV, é possível climatizar o ambiente sem a necessidade de modificar demais o espaço, como acontecem nos demais casos em que torna necessária a instalação de equipamentos de climatização de grande porte e com muitas unidades espalhadas. Mesmo atendendo a vários pontos, ele pode ser facilmente adaptado e consegue o máximo de produtividade nos ambientes aplicados.

Como funciona?
  O sistema VRF funciona com uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados. Essa tecnologia trabalha de forma rápida e eficaz, controlando todas as unidades internas que são ligadas a ‘unidade única externa’ com o máximo de produtividade e rapidez. A instalação do sistema ocorre de forma bem simples e rápida, o que gera uma grande economia de tempo e esforços, além de não precisar de grandes investimentos em mão-de-obra, já que será um processo menos complexo. Vale ainda ressaltar que a arquitetura do espaço continua sendo mantida sem problema algum devido a alta capacidade de adaptação do sistema de climatização VRF.

Quais suas vantagens?
  As principais vantagens de adotar o sistema de climatização VRF/VRV para a sua empresa, estabelecimento comercial, escola ou espaço em geral, são que só o VRF:
• Consegue realizar a operação de diversos equipamentos com o máximo de produtividade e de forma simultânea
• Confere um menor consumo de energia
• Garante o conforto térmico total
• Conta com um sistema inteligente que detecta falhas e anormalidades no funcionamento.
• Traz a possibilidade de acesso remoto do técnico por meio de automação
• A instalação tem a chance de ser feita sem o uso de dutos
• Confere a possibilidade de instalação de até 63 unidades internas
• Traz economia de espaço com apenas uma unidade externa
• Atende longas distâncias com até mil metros de tubulação
• Controla devidamente a temperatura nos ambientes de forma individual em cada unidade interna

WhatsApp ABC Clima