O que é um Piso Teto?
Como dissemos, o ar-condicionado piso teto pertence a uma subcategoria dos dispositivos split. Assim como os outros da mesma linha, ele possui uma condensadora fora do cômodo refrigerado e uma evaporadora do lado de dentro.
O que o torna único é o fato de que a evaporadora pode ser instalada tanto no piso quanto no teto, como sugere seu nome. Quando está mais próximo do chão, ele fica em posição vertical e se torna mais discreto em meio à decoração. Por outro lado, ao ser instalado no teto, fica na posição horizontal.
Portanto, quando está de pé, o ar-condicionado piso teto é uma boa opção para quem deseja uma máquina que não interfira no design interior de seu ambiente. Já quando instalado no teto, a vantagem é a melhor distribuição do ar refrigerado pelo espaço.
Como está em uma posição mais alta, o fluxo de ar consegue se espalhar por todo o ambiente de maneira mais uniforme. Entendeu o que é ar-condicionado piso teto? Vamos falar agora sobre mais algumas diferenças gerais entre ele e o split.
Como diferenciar cada um?
Para entender qual é a diferença entre ar-condicionado split e piso teto, é preciso, antes de tudo, saber como realizar essa comparação. Como vimos, split é uma categoria ampla de aparelhos, portanto precisamos escolher um modelo específico dentro dessa classificação.
O split piso teto pode ser comparado ao hi-wall, por exemplo, que é outro ar-condicionado instalado no alto das paredes. A diferença entre ambos é que o piso teto é mais indicado para ambientes de tamanho médio ou grande, principalmente os que têm pé-direito alto, por causa de sua melhor vazão de ar.
Um ar-condicionado piso teto tem mais em comum com a subcategoria cassete, instalada no centro ou no forro do teto. Esta, porém, é diferente por ter quatro saídas em sua evaporadora. Isso permite que a distribuição de ar ocorra em várias direções simultaneamente.
Essas são as principais diferenças entre o piso teto e outras subcategorias de ar-condicionado split. Com isso, esperamos que você tenha entendido as vantagens de cada opção e em quais situações elas são mais indicadas.