Dutos de ar podem ser construídos de diversos materiais, como por exemplo, chapa de aço galvanizada, chapa de aço carbono, lã de vidro, alvenaria, aço inox, tecido, etc… e também possuem várias aplicações como insuflamento, retorno, exaustão, ventilação, extração de fumaça, extração de gordura, entre outras. Os dutos de ar construídos em chapa de aço galvanizado, flangeado tipo TDC, são montados em fabrica obedecendo às bitolas e detalhes construtivos (flanges, juntas e reforços) pela NBR 16401:2008.
A linha de dutos Giroval possui excelente aparência, harmonizando com a arquitetura dos ambientes condicionados, sendo a melhor opção para ambientes com o pé direito limitado, proporcionando leveza e contraste com a decoração interior. Fabricados na linha lisa conforme recomendações das normas NBR-16.401/2008 ou SMACNA, e linha nervurada contendo nervuras abertas ou fechadas, disponível entre as alturas 150 mm e 600 mm.
Dutos MPU possuem a vantagem de ser feito com maior rapidez, menor necessidade de infraestrutura de sustentação por serem mais leves, e praticidade de adaptação em campo. A base do sistema MPU é o painel sanduíche de alumínio gofrado pré-isolado com espuma rígida de poliuretano (PUR). A espuma de poliuretano é um excelente isolamento térmico.
Durante a sua vida útil como isolante térmico, ela pode economizar 70 vezes a quantidade de energia necessária para produzí-la. Dutos de aço carbono possuem espessura #16 e costura longitudinal com solda por processo MIG, são utilizados para altas temperaturas, como extração de fumaça, gordura, etc… As junções laterais dos dutos são perfeitamente vedadas com silicone. Todas as junções ou costuras possuem tratamento anticorrosivo.
Os dutos possuem fixação própria a estrutura predial independentemente das sustentações das demais instalações (forros, iluminação, hidráulica, entre outros) por meio de tirantes, perfis de suportes grampos ou chumbadores. O espaçamento máximo entre suportes será de 1,5m para dutos retangulares e 2,0 m para dutos circulares.
Os elementos de fixação serão de aço galvanizado a fogo. Todas as superfícies internas dos dutos, visíveis através das bocas de insuflação ou retorno, são pintadas com tinta preta fosca. As ligações dos dutos aos equipamentos são feitas com conexões flexíveis, através de lona plástica, a fim de eliminar vibrações. Todos os dutos possuem portas estanques para inspeção e limpeza.