Expansão Direta
São ideais para ambientes de grande área e ocupação e que não necessitam de controle de temperatura refinado. A interligação entre a condensadora e a evaporadora é realiza com tubulação de cobre isolada termicamente. Sua alimentação elétrica e de comando são realizadas com cabos halogenados comuns.
Os mais utilizados são: Splitões, Rooftops, Selfs Conatined.
Expansão Indireta
Ao chiller estarão associadas bombas de circulação, estando considerados circuitos reservas e ativos. A partir dos coletores, a água refrigerada necessária aos diversos sistemas a implementar será distribuída a 7 °C e recolhida a 12°C (t = 5°C), em modo de arrefecimento, e distribuída a 45 °C e recolhida a 40°C (t = 5°C), em modo de aquecimento. Bombas de água são utilizadas para uso geral, no bombeamento de água e líquidos limpos ou turvos, no abastecimento de água na indústria, serviços públicos, lavouras e uso em geral. Recomendadas, também, nos serviços de irrigação, drenagem e combate a incêndio, circulação de água de resfriamento e de condensados, em instalações prediais e de ar condicionado.
Caso o equipamento seja um chiller com condensação a água, se faz necessário o uso de torres de resfriamento. A torre de resfriamento (circuito aberto) é um equipamento que resfria a água industrial por meio do ar. Com construção em módulos de fibra de vidro, é fácil de montar, transportar e manter e possuem menor consumo de energia e menores índices de corrosão. Assim são alimentados equipamentos do tipo Fancoils e Fancoletes que se assemelham aos splits system e centrais de expansão direta, porém possuem o chiller como sua “unidade condensadora”.