Segundo a norma NBR-5462, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), existem três tipos de manutenção: preventiva e corretiva.
Cada tipo exerce uma função específica para uma determinada ocasião. Por isso, as empresas devem elaborar um ciclo de manutenção considerando o seu perfil produtivo para evitar o mal funcionamento da produção.
A manutenção preventiva visa prevenir falhas e defeitos de componentes das máquinas industriais, Por isso, é preciso planejar os reparos e controlar o monitoramento dos equipamentos para prevenir a interrupção das atividades.
Assim, a manutenção preventiva é o método mais eficaz de realizar os reparos sem perder equipamentos devido à falta de manutenção. Ou seja, atua na prevenção de falhas para evitar paradas não programadas ou acidentes de trabalho.
Quais as vantagens da manutenção preventiva?
Permitem identificar defeitos rapidamente. Ou seja, os problemas podem ser resolvidos com maior velocidade, afinal, com os processos planejados e organizados, sua capacidade produtiva não é afetada.
Além disso, quando a máquina está falhando, acaba utilizando mais energia para compensar seu defeito. Assim, a manutenção preventiva permite otimizar o consumo desse equipamento.